Quem somos
Quem somos
A SA ENGENHARIA é uma equipa de engenharia voltada para o fornecimento de projetos nas diversas especialidades referente a edifícios e infraestruturas. Foi criada em 2015 pelo Engenheiro Sérgio Alves, o qual observou um grande déficite de qualidade no fornecimento de projetos e documentação técnica, para a execução de obras e empreendimentos na Região Autónoma da Madeira. A SA ENGENHARIA conta com uma equipa qualificada e comprometida, que tem como objetivo gerar valor nos investimentos de seus clientes.
A realização de obras é um processo complexo e requer a intervenção de inúmeros profissionais qualificados.
Quer seja construção, ampliação ou reabilitação é sempre um investimento realizado, onde tudo tem de ser planeado e projetado à medida do cliente, garantindo o seu conforto e satisfação! Qualquer que seja a tipologia da sua habitação ela deverá estar adaptada às necessidades, assim é fundamental um correta execução da construção com constante acompanhamento junto dos técnicos envolvidos.
De forma a simplificar os procedimentos, explica-se sucintamente a título exemplificativo a construção de uma moradia identificando o decurso mais comum:
Já decidiu que quer construir uma moradia, agora deverá procurar o terreno caso não seja proprietário de um. A localização é muito importante e irá influenciar no valor da compra assim como a sua área, quando mais próximo da cidade e maior for a sua área, mais dispendioso será, mas também mais valor trará à sua moradia. Deverá ter em atenção que por vezes escolher um terreno longe da cidade não quer dizer que o custo final será mais económico tendo em conta diversos custos que não estão associados diretamente com a moradia como por exemplo transporte diário. Deverá ter em conta a viabilidade de construção de acordo com o PDM, o que por vezes recomenda-se a realização um estudo preliminar antes de efetuar a aquisição, tendo em conta que pode poderá existir terrenos onde não seja permitida a construição de habitação.
Já tem o terreno e sabe que pode construir, agora deverá reunir-se com a equipa projetista. Os projetistas irão projetar a sua moradia de acordo com os seus interesses, além de terem as suas ideias e o conhecimento técnico e profissional, eles irão adaptar-se sempre aos seus gostos e necessidades, além disso terão uma grande preocupação em fazer mais por si para que tenha o menor custo possível com os resultados mais satisfatórios. Deverá procurar pelas soluções que sejam mais sustentáveis com custos controlados para que tenha uma grande eficiência durante a utilização da moradia e tenha custos de manutenção reduzidos e grande conforto. Recomenda-se sempre que nesta fase peça aos projetistas imagens em 3D para que possa visualizar como a sua moradia irá ficar, assi terá a certeza que a habitação ficará exatamente como pretende atendendo que a vizualização 3D permite-lhe obter uma melhor perceção dos espaços.
A Câmara Municipal já aprovou o seu projeto! Os engenheiros irão agora elaborar os projetos de especialidades embora se recomende sempre que estes intervenham na fase de projeção da arquitetura para que não ocorram alterações e não resulte em falhas ou custos acrescidos em obra. Os projetos de especialidades são os projetos que definem as infraestruturas da sua moradia, as águas, a estrutura, os esgotos, o conforto térmico e acústico, a segurança, a eletricidade, etc.
Após a entrega das especialidades na Câmara Municipal, terá de aguardar a aprovação de todo o processo de modo a permitir-lhe pagar as taxas que lhe permitirá começar a construção. Deverá contratar uma empresa de construção com alvará para o efeito e um diretor de fiscalização de obra para garantir que tudo corre como planeado.
A sua moradia já está concluída! Deverá fechar a obra e entregar os termos de responsabilidade de conclusão dos técnicos envolvidos e demais documentação solicitada pela Camara Municpal de modo a solicitar a licença de habitação. Assim que a Câmara Municipal confirmar que toda a obra e a documentação está em conformidade irá emitir a licença de habitação, a qual deverá seguidamente efetuar contrato de abastecimento de eletricidade, água potável, telecomunicações e gás se aplicável.
O processo está concluído!